24/11/2014

LAGARTO REDONDO COM CEBOLINHAS CARAMELADAS

Esta carne ficou uma delícia,  ainda mais que foi acompanhada pelas deliciosas Cebolinhas em vinagre da Cepêra.


Ingredientes
2 kg de lagarto redondo
2 dentes de alhos triturados
½ xícara de chá de vinho tinto seco
Ramo de alecrim
Sal e pimenta à gosto
1 cebola média cortada em gomos
1 alho poro grande cortado em fatias finas
4 colheres de sopa de óleo
Água fervente

Modo de fazer
Na véspera faça alguns furos em todo lagarto redondo.  Tempere bem com o sal, os alhos, o vinho, o alecrim, a cebola, o alho poro, o sal e a pimenta.  Coloque a carne e todo este tempero dentro de um saco plástico, feche bem e leve à geladeira.  Vá virando de vez em quando o saco da carne.
No dia seguinte esquente o óleo numa panela de pressão e coloque a carne.  Acrescente uma pitadinha de açúcar (ajuda a dourar).  Vá virando a carne com um garfo grande para que esta doure por igual.  Vá pingando água. 
Quando ela estiver toda dourada, acrescente toda marinada e água fervente até a metade da carne, verifique de sal, tampe a panela de pressão, quando esta tomar pressão abaixe o fogo e deixe cozinhar por 50 minutos.  Passado estes minutos, desligue o fogo, deixe sair a pressão, abra a panela de pressão, verifique se a carne esta cozida, senão retorne ao fogo e refaça todo processo de pressão por mais 10 minutos.
Depois de cozida e leve de novo ao fogo para que molho apure mais. (reduza).

Ingredientes para caramelizar as cebolinhas
1 vidro de 200g de  Cebolinha em vinagre da Cêpera
1 colher de sopa cheia de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 de xícara de chá de água (8 colheres de sopa)

Modo de fazer
Escorra as cebolinhas. 
Leve uma panela ao fogo com as cebolinhas, o açúcar e a manteiga.  (Obs.: como as cebolinhas eram de conservas, não coloquei sal e pimenta nesta receita).  Coloque a água e deixe apurar o molho, quando este estiver reduzido, vá mexendo até caramelizar as cebolinhas.  Sirva quente acompanhado do lagarto redondo.

Nenhum comentário :