21/04/2013

Pernil de porco agridoce




Fiz este pernil no Natal/2012 – o bichinho tinha 10 kilos, a princípio fiquei preocupada com o peso do mesmo, mas deu tudo certo e ficou delicioso. Teve gente que não acreditava que eu conseguiria assar um pernil tão grande, por isso tirei uma foto da etiqueta com o peso do açougue que eu comprei....eu mato a cobra e mostro o pau literalmente...rsrs

Ingredientes 
1 pernil de porco de 10kg
2 cabeças de alho descascados e espremidos
4  folhas grande de louro
2  colheres ( sopa) de alecrim
5 colheres (sopa) de sal
1 colher de sopa de pimenta do reino
1 litro de vinho branco seco

Modo de fazer 
Lave bem o pernil com limão.
Bata no liquidificador o alho, sal, vinho e a pimenta. Depois de batido acrescente os louros e o alecrim. Retire o excesso de gordura do pernil, fure a carne  e recheie os furinhos com porções do tempero. Cubra o pernil com o restante do tempero, deixe descansar de um dia para o outro, dentro de um saco plástico transparente e vá virando-o de vez em quando. 
No outro dia, coloque o pernil e o tempero numa assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno quente (200°C), pré-aquecido. Deixe assar por 5 horas, regando de tempo em tempo com o tempero. Conforme for secando, adicione água no fundo da assadeira.  (verifique o sal, se precisar coloque mais)
Retire o papel alumínio e continue assando o pernil por mais 1 hora e 30 minutos até dourar, quando retirar do forno regue com o molho agridoce.

Molho agridoce
Ponha numa panela, 2 e ½ (chá) de água, 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 4 colheres (sopa) de molho de soja e 4 colheres (sopa) de extrato de tomate e deixe ferver por uns dois minutos.  Acrescente, 5 colheres (sopa) de vinagre de arroz e 2 colheres (sopa) de amido de milho (maisena) dissolvido em ½ xícara (chá) de água.  Misture por mais 3 minutos, retire do forno e reserve.

Nenhum comentário :